Dossiê faz aniversário
Um ano informando com independência e responsabilidade. Viva a Dossiê! Leia a Revista Dossiê etc.
Ontem a Dossiê etc completou um ano, mas preferimos esperar o final do dia para ter certeza de que o aniversário se completaria, afinal, hoje em dia nunca se sabe se a noite terá fim. Brincadeiras à parte, esse foi um ano de uma experiência intrigante. Ciente de todas as limitações financeiras, econômicas, burocráticas e operacionais que envolvem um veículo de informação, a Dossiê etc surgiu com a pretensão de informar, explicar e se aprofundar em assuntos negligenciados, dos mais curiosos aos mais espinhosos e assim fizemos.
Dividindo o espaço entre várias pessoas que tinham a mesma vocação para informar e explicar aquilo que nem sempre é simples de entender, a Dossiê etc lançou seu manifesto inaugural em 01º de abril de 2021, com o editorial “Uma Escolha Nada Difícil”, um texto que fala sobre se apresentar para o debate, principalmente quando querem calar debates, direitos e ideias.
Seguindo a vocação de falar o que tem que ser dito, Malou Brito, psicóloga, ativista da luta antiproibicionista e antimanicomial escreveu um artigo forte e profundo sobre “O Terror da Lei Antiterrorismo”, muitas vezes invocada para intimidar e criminalizar movimentos sociais legítimos. Em seguida Marina Frederico, advogada criminalista e, agora, mestre em direitos humanos, após a defesa da tese sobre os Direitos Humanos Da Pessoa Acusada, mostrou a que veio com a contundente coluna “Ora, tenham a fineza de desinventar” que com sua inconfundível assinatura, usou um clássico da MPB para criticar as mazelas jurídicas do nosso país. Tudo isso no 1º de abril. No, dito, dia da mentira a Dossiê etc mostrou que era de verdade, que as críticas seriam reais, que estávamos determinados a falar tudo o que tinha que ser dito, muitas vezes falas ignoradas pelos conflitos de interesse da grande mídia, dependente econômica de alguns atores dignos de críticas.