top of page
whatsapp-logo-icone.png

publicidade

A evolução da mulher, sob a ótica do cinema

por Cleber Eldridge e Antônio Pedro


Errante no passado, o cinema de hoje, cada vez mais inclusivo, é canal de exaltação e denúncia sobre os desafios da vida das mulheres.

Laerte-se (Eliane Brum, 2017) | Em cena: Laerte
 

Nesse Dia Internacional da Mulher a revista Dossiê etc resolveu fugir dos clichês e presentear nossas leitoras com um especial sobre a mulher e o cinema. Dizem que A Vida imita a Arte, por isso, achamos que seria bom refletir sobre a forma como a Arte retratou a vida das mulheres. Esperamos que gostem e que essas dicas de filmes inspirem as noites dessa semana tão especial.

 

O cinema, assim como o mundo, evolui. E junto da evolução constante do cinema, está a evolução das personagens, especialmente das mulheres que desde que o cinema foi “fundado” só tem ganhado mais e mais espaço. Atualmente as mulheres, mais do que nunca, têm o seu espaço garantido em frente às câmeras, seja no Brasil, seja os Estados Unidos ou na Europa, personagens marcantes tomaram conta do nosso imaginário nos últimos anos, mas as mudanças não se deram de forma rápida, muito pelo contrário, as mulheres percorreram um longo caminho até conquistarem seu espaço nas telas e deixarem de representar apenas personagens estereotipadas, coadjuvantes, diminuídas e laterais nas tramas.