Sobre a dossiê:

logo completo fundo claro.png

DOSSIÊ etc é um projeto informativo colaborativo que vislumbra realizar uma curadoria confiável de conteúdo que pelos mais diversos motivos, não possuem espaço em mídias tradicionais ou não possuem condições de adquirir espaços em plataformas mais comerciais, mas que têm muitas e boas coisas a dizer.

O projeto nasce a partir de uma coleção literária, Coleção Dossiê. Sabendo que uma matéria, um vídeo, um post, não substitui a riqueza de detalhes e a calma para aprofundar assuntos, que os livros possibilitam, o entendimento final é que os livros, embora muito mais dinamizados pelos meios digitais, ainda apresentam dificuldade em chegar a uma parcela considerável da população, seja por aspectos socioeconômicos, seja por questões relacionadas a hábitos de consumo de informações. Por isso, fazia todo sentido desenvolver uma plataforma que possa, em pequenas pílulas, aumentar o alcance de cada informação relevante, tratando os assuntos mais diversos com a responsabilidade, didática e profundidade necessária.

OUTRO aspecto levado em consideração para a concepção desse projeto, foi o fluxo de informações e conteúdo que o mundo digital viabiliza. Com uma abundante oferta de conteúdo oferecido e disperso na internet, tem sido difícil entender quais notícias são sérias e possuem um grau de apuração elevado, quais notícias são meras reproduções e quais notícias carregam em si um peso editorial que defende interesses outros, que não apenas informar; sem falar em textos que em seu decorrer se revelam meros informes publicitários. Por isso, abaixo tornamos públicas e transparentes nossas posições editoriais Acreditamos que podemos equalizar isso oferecendo notícias analisadas, com fontes de consulta disponíveis e de fácil acesso para nossos leitores.

Por fim, cabe esclarecer que apesar de ser um portal, uma revista colaborativa - o que de fato reduz boa parte dos custos - a revista dossiê é um projeto embrionário e por conta dos altos custos de editoração, pesquisa e produção de conteúdo, precisamos optar por sermos mais superficiais e publicarmos muitos conteúdos todos os dias, ou reduzir a publicação diária e zelar pela qualidade do que se está publicando. Nos ajude a produzir cada vez mais conteúdo, assine Dossiê.

 

Posições editoriais

 

formas de expressão Dossiê:

DOSSIÊ etc se utiliza basicamente de três formas de abordagem para se comunicar:

Notícias:

 Uma criteriosa curadoria de notícias do cotidiano é realizada para selecionar as notícias mais relevantes e manter nossos leitores bem informados.

Nossas fontes são confiáveis e o conteúdo só será publicado após a devida apuração dos fatos.

Em casos de erros, nossas correções serão apontadas em detalhes no conteúdo.

Opiniões

Os colunistas da Dossiê etc foram selecionados para que possam comentar com propriedade sobre temas relacionados às suas vivências, trabalhos e cotidianos.

 

Todo conteúdo publicado, nesse caso, é de responsabilidade exclusiva de cada colunista e não corresponde necessariamente às crenças e posições editoriais do portal.

Análise Dossiê

As análises são textos ricos em detalhes, fontes, dados, séries históricas e casos paralelos para fins de compação.

É nesse tipo de material que a dossiê pretende colocar a maior parte do empenho. Isso porque consideramos que apenas a informação aprofundada de qualidade é capaz de aprofundar o debate e libertar o senso comum do raciocínio binário e simplista

apoie a dossie.png