top of page
whatsapp-logo-icone.png

publicidade

A representatividade LGBTQIA+ nas séries

O mundo Queer está muito bem representado nas séries.

O que é essa representatividade que todo mundo anda falando nos últimos tempos? Segundo o dicionário, representatividade significa: “qualidade de alguém, de um partido, de um grupo ou de um sindicato, cujo embasamento na população faz que com ela possa exprimir-se verdadeiramente o seu nome”, em outras palavras são pessoas que representam a classe ou um movimento, as mulheres, por exemplo. O mundo LGBTQA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Queer, Intersexo, Assexual e outros grupos e variações de sexualidade e gênero) tem ganhado muito espaço nos últimos anos, tanto no cinema, quanto na televisão, mas especialmente na telinha.


Com a invasão dos canais fechados e dos streamings, os roteiristas ganharam uma liberdade muito maior para abordar temas que em outros tempos, ou eram tabu ou eram proibidos.


Se voltarmos ao início dos anos 2000 e olharmos para as séries que passavam na época, vamos encontrar um ou outro personagem homossexual e quando os encontrávamos era a personificação do estereótipo, olhando para as séries atuais, esses estereótipos foram extintos.


Explosão Queer