top of page
whatsapp-logo-icone.png

publicidade

Lockheed Constellation - O golfinho voador

Em plena década de 40 surge o "Golfinho Voador", O Connie, um avião memorável que ganhou o mundo.

Lockheed Constellation TWA - óleo sobre tela - Benjamin Feudenthal

Estar hoje numa sala de embarque de qualquer aeroporto do mundo é um espetáculo, até mesmo para aqueles que são mais apaixonados por carros ou outro meio de transporte. As vidraças mostram uma verdadeira passarela de aviões que chegam e saem a todo instante e é mesmo interessante ver, não só os tipos de aviões, mas também suas cores, tamanhos, aerodinâmica...


Com o passar dos anos as empresas fabricantes foram aprimorando seus modelos para que ficassem maiores, com maior capacidade de alcance, transporte de passageiros e carga, garantindo segurança e conforto para alcançar pontos distantes do globo, na maioria das vezes, sem a necessidade de uma escala técnica para reabastecimento.


Assim, os aeroportos hoje são capacitados para receber aeronaves modernizadas com dois ou mais motores, de diferentes bandeiras e tamanhos e enchem os olhos de quem está numa dessas salas à espera de seu voo. É mesmo um espetáculo observar seus movimentos, incluindo pousos e decolagens.


Fosse possível hoje uma antiga aeronave aparecer num desses aeroportos, certamente teria todas as atenções voltadas a ela. A fabricante norte americana Lockheed utilizou todos seus esforços com engenheiros, matemáticos, mecânicos, físicos, químicos e designers, além de outros profissionais para lançar uma aeronave quadrimotor (quatro motores) com uma fuselagem que lembrava um golfinho. O Constellation, ou Super Constellation, recebeu o apelido de Connie e teve uma campanha publicitária que incluiu grandes atores da época, convidados a voar naquele que seria um dos mais charmosos aviões até então construído. Isso tudo na década de 1940.