whatsapp-logo-icone.png

publicidade

LISTA: 5 melhores vencedores da Palma de Ouro

Atualizado: 28 de set. de 2021

Spike Lee e o júri que inclui o brasileiro Kleber Mendonça Filho escolherão o próximo vencedor da Palma de Ouro.

Filme: Pulp Fiction – Tempos de Violência (Quentin Tarantino, 1994) | Em cena: Mia Wallace (Uma Thurman) e Vincent Vega (John Travolta)

O maior festival de cinema do mundo começa no próximo final de semana, Cannes é um dos maiores e mais importantes eventos cinematográficos do mundo, ano após ano, uma seleção de 23 filmes competem por uma cobiçada Palma de Ouro, os curadores sempre capricham na seleção e entre os vencedores de outros anos estão Parasita (Joon Bong-ho, 2019) que também ganhou o Oscar de melhor filme e fez história; o controverso A Arvore da Vida (Terence Malick, 2011) e o estupidamente engraçado The Square – A Arte da Discórdia (Ruben Ostlund, 2017) isso só para mencionar alguns títulos recentes, até porque Cannes é um festival que tem história e como toda premiação existe divergências, mas o que torna esse especial é que, é impossível acertar o vencedor, ano após ano, os júris são trocados então, cada ano é um ano. Separei aqui os que julgo os melhores vencedores da Palma de Ouro da história do festival.

5. O Piano (Jane Campion, 1993)

Filme: O Piano (Jane Campion, 1993) | Em cena: Ada (Holly Hunter) e Flora McGrath (Anna Paquin)

O Piano foi um marco no festival, simplesmente porque Jane Campion é até hoje a única mulher a conquistar a Palma de Ouro, pois é, acreditem. E de quebra, no ano que ela venceu, foi um empate.


O filme conta a história de amor entre uma mulher muda, o seu piano e a dificuldade de se adaptar com a filha no meio do nada, na Nova Zelândia recém-colonizada.

Um grande filme, com uma atuação avassaladora de Holly Hunter, que ganhou o Oscar de melhor atriz.

Onde assistir: Telecine Play


4. Pulp Fiction – Tempos de Violência (Quentin Tarantino, 1994)

Filme: Pulp Fiction – Tempos de Violência (Quentin Tarantino, 1994) | Em cena: Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson)

O clássico que colocou Quentin Tarantino de vez no circuito.


Depois do sucesso de Cães de Aluguel, Tarantino foi ambicioso e escreveu um dos melhores roteiros de todos os tempos, uma história de violência com muitos personagens, centenas de diálogos e cenas marcantes, sem mencionar no elenco que conta com Bruce Willis, John Travolta, Samuel L. Jackson, Uma Thurman e tantos outros.


Onde assistir: Telecine Play


3. All That Jazz – O Show Deve Continuar (Bob Fosse,1979)

Em cena: Joe Gideon (Roy Scheider) e Michelle (Erzsébet Földi)

O rei dos musicais modernos, Bob Fosse foi a verdadeira alma dos musicais nos anos 70, All That Jazz é quase uma biografia, o filme narra a história do fictício Joe Gideon, um coreógrafo carrasco, exigente e perfeccionista, mas que está nos seus últimos dias de vida, interpretado com maestria por Roy Scheider, o filme ganhou a Palma e mais quatro Oscars, é um daqueles filmes que dá gosto de assistir por conta do trabalho de toda uma equipe.

Onde assistir: PrimeVideo


2. Apocalypse Now (Francis F. Coppola, 1979)

Cena do filme Apocalypse Now (Francis F. Coppola, 1979)

O verdadeiro filme catástrofe, todo mundo conhece a história por trás do filme de Coppola, furacões, enchentes, destruição do cenário e até infarto do protagonista, mas o diretor conseguiu filmar seu épico sobre a guerra do Vietnã. Com a abertura do filme você já sabe com o que está lidando, essa foi a segunda Palma de Ouro do diretor que já havia ganho por A Conversação (1974).


Onde assistir: Telecine Play


1. Taxi Driver (Martin Scorsese, 1976)

Taxi Driver (Martin Scorsese, 1976) | Em cena: Travis Bickle (Robert De Niro)

O pequeno diretor de origem italiana ainda estava tentando conquistar seu espaço quando dirigiu Taxi Driver, que contou a história de Travis Bickle (melhor atuação de Robert De Niro até hoje), um taxista noturno com personalidade forte e alguns transtornos. Em um desses devaneios ele decide matar o presidente dos Estados Unidos, é também o melhor filme do diretor que fez carreira e continua nos brindando com seus maravilhosos filmes.


Não só a melhor Palma de Ouro já atribuída como também um dos cinco melhores filmes de todos os tempos.

Onde assistir: Telecine Play