top of page
whatsapp-logo-icone.png

publicidade

ESPECIAL: Telas BR: Panorama do cinema brasileiro - Parte 01

Atualizado: 14 de out. de 2021

TELAS BR é uma série especial de publicações da Dossiê etc, escrita por Cleber Eldridge, sobre o mundo audiovisual brasileiro, de 1990 a 2021; Começando pelo Cinema, a série ainda abordará: Novelas; séries e reality shows... Seja na telinha da TV ou na "telona" do cinema, o que marcou época no audiovisual nacional, você verá aqui. Hoje e nas próximas semanas.

 

O cinema brasileiro sempre foi gigante em toda sua magnitude e só não é ainda maior, porque nós, o próprio público brasileiro, não enxerga o que está diante dos nossos olhos, pois acreditem, o que mais tem por aí, é gente que diminui o cinema nacional, que fala que só filme de favela que é bom, que as comédias da Globo são isso e aquilo, que os diálogos são ruins e mais uma porrada de coisas, que cá para nós, não ajuda em nada.

Central do Brasil (Walter Salles, 1998) | Em cena: Josué (Vinicius Oliveira) e Dora (Fernanda Montenegro)

O primeiro passo para que o cinema brasileiro seja reconhecido no mundo, é que ele seja reconhecido aqui, em terra Tupiniquins, o artigo a seguir vai falar de algumas das obras mais importantes, dos diretores que fizeram história e dos filmes que marcaram para sempre a memória do público e não, não irá se atentar em nenhum gênero específico, falaremos de todos os tipos de filmes. O artigo ficaria gigantesco se fossemos abordar toda a história do cinema brasileiro, desde o primeiro filme Limite (1931), passando por diretores importantes como Nelson Pereira dos Santos e Glauber Rocha, por isso, limitei o artigo com o cinema dos anos 90 até 2021, sem mais delongas vamos lá.


Os anos 90

Central do Brasil | Fernanda Montenegro foi indicada à categoria Melhor Atriz.