top of page
whatsapp-logo-icone.png

publicidade

LISTA: 5 filmes sobre autores literários

Atualizado: 28 de set. de 2021

O cinema sempre se apoiou na literatura, assim os grandes diretores buscaram inspirações em grandes autores, resultando numa parceria produtiva e duradoura.

Filme: Na Estrada (Walter Salles, 2012) | Marylou (Kristen Stewart)

O cinema sempre foi uma espécie de caçula da literatura. O cinema sempre encontrou na literatura suas maiores inspirações, assim como os grandes diretores e roteiristas, sempre encontraram nos autores suas maiores inspirações, acho que é um desejo comum de qualquer ser humano, que aquela obra literária, considerada favorita, seja um dia transformada em um filme, ou não – se por um lado, algumas pessoas sonham com determinado ator ou atriz para interpretar seu personagem favorito, outros torcem o nariz e acham que é melhor tudo ficar por conta da imaginação.


O que posso afirmar com muita certeza é que, os amantes de cinema e de literatura são espécies completamente diferentes, poderiam ser considerados até da mesma família, criados na mesma casa e até com os mesmos pais, mas com manias, cacoetes e costumes diferentes.


O “autor” que vos fala, terminou essa semana um curso de escrita criativa, que me deixou ainda mais apaixonado por literatura – o meu amor por cinema já é de anos e ele só aumenta – foi então que reparei que alguns dos meus filmes favoritos da vida são sobre grandes autores literários, separei então os que considero melhores filmes de alguns dos meus autores favoritos e, acreditem, foi uma lista muito difícil de montar.


5. Autora: Iris Murdoch

Filme: Iris (Richard Eyre, 2001)

Filme: Iris (Richard Eyre, 2001) | Em cena: Iris Murdoch (Judi Dench) e John Bayley (Jim Broadbent)

O amor sempre se fez presente em toda obra e carreira de Murdoch, não é por menos, o amor sempre foi presente em sua vida, o filme de Eyre conta os dias de Iris em dois tempos diferentes, primeiro quando ela ainda era jovem e começo de carreira, ainda nos primórdios de seu trabalho e quando conheceu o seu professor John Bayley, na qual passou o resto de seus dias, então a segunda fase do filme, quando Iris já uma senhora e com Mal de Alzheimer.


4. Autor: Leon Tolstoi

A Última Estação (Michael Hoffman, 2009)

Filme: A Última Estação (Michael Hoffman, 2009) | Em cena: Lev Tolstoi (Christopher Plummer) e Sofya Tolstoi (Helen Mirren)

O autor do clássico russo “Guerra e Paz” sempre viveu de forma peculiar e esse filme não conta muito sobre seus trabalhos, é mais focado na doutrina do autor, algo entre a pobreza e a castidade, a realidade de sua riqueza, seus nada menos que 13 filhos e especialmente seu relacionamento com sua amada esposa, que cuida do mestre da literatura em seus últimos dias em estado precário de saúde.


No fim das contas é um filme gostoso de assistir, especialmente por conta dos ensinamentos de Tolstoi com seu menino prodígio.


Onde assistir: HBO Go


3. Autora: Virginia Woolf

As Horas (Stephen Daldry, 2002)

Filme: As Horas (Stephen Daldry, 2002) | Em cena: Virginia Woolf (Nicole Kidman)

O mais chegados na literatura conhecem na intimidade o nome Virginia Woolf e toda sua obra, uma das mais prestigiadas autoras da história, o filme de Daldry narra como o romance Mrs. Dalloway afeta a vida de outras duas mulheres em épocas diferentes, de um jeito ou de outro, a autora é interpretada por Nicole Kidman, que venceu o Oscar por sua atuação, tranquilamente um dos melhores filmes dos anos 2000.


2. Autor: Jack Kerouac

Na Estrada (Walter Salles, 2012)

Filme: Na Estrada (Walter Salles, 2012) | Sal Paradise (Sam Riley), Marylou (Kristen Stewart) e Dean Moriarty (Garret Hedlund)

On the Road se tornou um clássico e influenciou gerações – a minha inclusive – Jack Keroauc era um ser humano que queria liberdade acima de tudo e de todos e foi pensando nisso que formou – sem querer - a geração beat, uma geração influenciada pela literatura, drogas e muitos jazz.


O filme foi uma odisseia, um longo processo da compra dos direitos autorais do livro, até quem seria a melhor opção para dirigir esse road movie e o escolhido foi o brasileiro – e meu diretor nacional preferido – Walter Salles, que, como nenhum outro em terras tupiniquins, sabe fazer um filme de estrada, vou me abster de contar qualquer detalhe do filme, apenas assista e se deixe levar por essas estradas da vida.


Onde assistir: Claro Vídeo


1. Autor: Truman Capote

Capote (Bennett Miller, 2005)

Filme: Capote (Bennett Miller, 2005) | Em cena: Truman Capote (Philip Seymour Hoffman) e Nelle Harper Lee (Catherine Keener)

O filme é a obra-prima de Miller, um filme frio, preciso, sinteticamente e simetricamente perfeito.


Distante do público, o filme conta a história de como Capote criou sua obra mais celebre A Sangue Frio, uma das maiores obras literárias dos Estados Unidos do século XX.


Philip Seymour Hoffman nos entregou a melhor atuação masculina do século (até agora), um monstro em cena, caracterização perfeita, elenco de apoio perfeito e de quebra ainda conhecemos um pouco de Harper Lee, autora da também obra-prima O Sol é Para Todos.


Onde assistir: iTunes

publicidade

bottom of page