whatsapp-logo-icone.png

publicidade

LISTA: 5 filmes sobre a juventude

Atualizado: 28 de set. de 2021

Na juventude aprendemos, quebramos a cara e vivemos intensamente, uma fase de momentos registrados eternamente em nossas memórias e no cinema

Quase Famosos (Cameron Crowe, 2000) | Em cena: Penny Lane (Kate Hudson) e William Miller (Michael Angarano)

Dia 12 de agosto é celebrado o Dia Mundial da Juventude, aquela época de transição entre a criança e o adulto, a total irresponsabilidade e a vida de boletos, aquele momento em que ficar até altas horas na rua, tomar todas as cachaças possíveis, experimentar um punhado de entorpecentes, transar com a maior quantidade de pessoas, mas é também aquela fase em que começamos a nos encontrar, qual profissão vamos seguir, o que gostamos de verdade, fase em que separamos nossos amigos de colegas, começamos no emprego, experimentamos o que é compromisso de verdade, a juventude é talvez, a fase mais memorável de toda nossa estadia na terra e vale lembrar que a juventude pode ser eterna, quantas pessoas ai na casa dos 40 ou 50 anos e que são eternos jovens, quero dizer que: a juventude não tem um prazo, enquanto você se sentir jovem, jovem será.

Seguindo essa linha de raciocínio separei então alguns filmes que retratam perfeitamente a juventude, sem limites de idade, o foco da lista é mostrar a juventude curtindo a juventude, momentos de reencontro e felicidade enquanto ainda não existia a responsabilidade.


5. Juventude Transviada (Nicholas Ray, 1955)

Onde assistir: iTunes

Juventude Transviada (Nicholas Ray, 1955) | Em cena: Jim (James Dean) e Judy (Natalie Wood)

O maior clássico da lista e um dos filmes definitivos sobre a juventude, mas ele – o filme – não teria toda essa magnitude se não fosse por James Dean.


A história gira em torno de Jim Stark e relata uma juventude problemática e rebelde, depois que o jovem vai preso por causar problemas na cidade ele se depara com outros jovens que, abandonados pelos pais, seguem o mesmo caminho de Jim, começa então um jogo de conflito e disputas


O filme retrata uma juventude de outra época, mas que se pararmos para pensar, o enredo ainda se aplica aos dias atuais.

4. Quase Famosos (Cameron Crowe, 2000)

Onde assistir: Claro Now

Quase Famosos (Cameron Crowe, 2000) | Em cena: Jeff Bebe (Jason Lee) e Spphire (Fairuza Balk)

O filme mais pessoal do diretor e não é para menos, essa é a própria biografia de Crowe que conta com detalhes resquícios de uma juventude que muitos de nós gostaríamos de ter vivido, desde uma mãe superprotetora, mas que não poderia deixar o filho não viver o próprio sonho, até uma turnê que Crowe, ainda muito jovem, realizou com uma banda de rock em um ônibus pelas estradas americanas.


Essa jornada mudaria toda sua vida, faria com que Crowe se tornasse jornalista e, finalmente, o cineasta que dirigiria sua própria história, uma história tão linda que culminou no Oscar de melhor roteiro original em 2000.


3. O Vencedor (Peter Yates, 1979)

Onde assistir: Prime Vídeo

O Vencedor (Peter Yates, 1979) | Em cena: Dave (Dennis Christopher)

O protagonista é um dos personagens mais deliciosos que eu já acompanhei em muitos filmes que já assisti; os diálogos são tão naturais que em alguns momentos eu me sentia dentro da casa dos personagens, um típico filme de sua época em que a amizade e a superação são o ponto chave da juventude.


A sequência final, com a corrida de bicicletas é maravilhosa, só gostaria que algumas cenas não fossem tão rápidas quanto a velocidade que eles andam de bicicleta.

2. O Reencontro (Lawrence Kasdan, 1983)

Onde assistir: Prime Vídeo

O Reencontro (Lawrence Kasdan, 1983) | Em cena: Tom Berenger, Glenn Close, Jeff Goldblum e grande elenco.

O maior filme sobre a amizade que você respeita, e não, não é mais do mesmo, Kasdan faz um relato para lá de honesto do que podemos chamar de amizade, não tem os mesmos clichês ou as mesmas situações corriqueiras que estamos acostumados, vai muito além disso, é um retrato de amor, amizade, carinho, companheirismo e muito mais.


Tudo isso com um elenco de jovens que viriam a se tornar grandes atores - a cena em que Glenn Close toma aquela atitude me destruiu de alegria - maravilhoso filme que mostra como poucos o maior sentimento que um ser humano pode sentir por outro, a amizade


1. Curtindo a Vida Adoidado (John Hughes, 1986)

Onde assistir: Telecine Play

Curtindo a Vida Adoidado (John Hughes, 1986) | Em cena: Cameron Frye (Alan Ruck) e Ferris Bueller (Matthew Broderick)

O clássico da Sessão da Tarde, esse filme tem um gosto especial para a pessoa que vos fala, foi através dele que minha jornada cinéfila se iniciou, lá atrás em 2005, quando a Sessão da Tarde ainda era Sessão da Tarde e não isso que é agora. Quem já assistiu esse clássico do eterno garoto John Hughes, sabe o quanto ele é incrível.


O filme narra a história de Ferris Bueller (Matthew Broderick), um garoto popular e querido por todos na escola, até que um dia ele resolve faltar à aula e curtir o dia, junto de seu melhor amigo, o depressivo Cameron e sua namorada, claro que nem tudo sai como planejado, mas é um filme delicioso de assistir, sem compromisso, assim como os personagens que ultrapassam a linha do carisma, a obra-prima de uma geração.

publicidade