top of page
whatsapp-logo-icone.png

publicidade

LISTA: 5 filmes que se passam durante as Olimpíadas

Olimpíadas despertando o melhor de nós, ou não! Não foram apenas os esportes que marcaram a história Olímpica...

Invencível (Angelina Jolie, 2014) | Em cena: Louis Zamperini (Jack O´Connell)

Os Jogos Olímpicos, a maior competição do mundo, mas que definitivamente não tem o reconhecimento que merece e isso é evidente, apesar de as maiores emissoras de televisão fazerem uma cobertura plausível, o público não abraça, não como uma Copa do Mundo, por exemplo. De qualquer forma, é um evento global, é emocionante e tem prestígio, eu mesmo adoro, claro alguns esportes mais do que outros, mas adoro!


Separei então uma listinha, não sobre as Olimpíadas em si e sim sobre fatos que aconteceram durante os jogos. Todas os filmes são baseados em fatos e todos durante os jogos de verão, para os jogos de inverno eu teria que fazer uma outra lista, porque história e filme bom é o que não falta, sem mais delongas, segue a lista.


5. Invencível (Angelina Jolie, 2014)

Invencível (Angelina Jolie, 2014) | Em cena: Louis Zamperini (Jack O´Connell)

Olimpíadas de Berlim-1936, o corredor Louis Zamperini é finalista dos 5.000m, quando é convocado para servir nas Forças Aéreas Americanas na Segunda Guerra Mundial, é então que começa o drama de Zamperini.


Primeiro que ele não consegue concluir sua participação na competição, seu avião é bombardeado ele fica no meio do mar por 47 dias, quando chega em terra firme, é capturado por japoneses e enviado aos campos de concentração – uma verdadeira saga que seria concluída com o atleta carregando a tocha na Olimpíadas seguinte.

Onde assistir: Amazon Prime


4. O Caso de Richard Jewell (Clint Eastwood, 2019)

O Caso de Richard Jewell (Clint Eastwood, 2019) | Em cena: Richard Jewell (Paul Walter Hauser)

O diretor Clint Eastwood ficou famoso por seus personagens em faroestes, mas nos últimos anos ele ganhou fama por ser ultraconservador e extremamente patriota, tanto que seus filmes mais recentes têm focado muito nisso.


A história de Richard Jewell acontece durante as Olimpíadas de Atlanta, mais precisamente no Parque Olímpico, quando o protagonista ajuda centenas de pessoas a se salvar de uma tragédia que viria acontecer, uma bomba explodiu, ataque terrorista.


O protagonista iria de herói a vilão em questão de dias, quando foi de salvador da pátria ao maior suspeito de colocar e explodir a bomba, excelente filme em uma carreira que o diretor devia desde Menina de Ouro (2004).

Onde assistir: HBOMax


3. Foxcatcher – A história que chocou o mundo (Bennet Miller, 2014)

Foxcatcher – A história que chocou o mundo (Bennet Miller, 2014) | Em cena: O diretor Bennett Miller, Dave Schultz (Mark Ruffalo) e Mark Schultz (Channing Tatum)

O milionário John DuPont era dono de um time de Wrestling e queria que o seu time fosse medalhista, para isso ele convidou Dave & Mark Schultz para se juntarem a sua equipe Foxcatcher.


Juntos eles disputam as competições e foram campeões em Los Angeles-1984, mas a personalidade do dono time não era das mais fáceis, o que acabou colocando a dupla de lutadores em caminhos tortuosos e sem volta, o terceiro filme do grande Bennett Miller faz jus a sua fama de um cinema simétrico, tem uma tensão e atuações poderosas.

Onde assistir: Claro Now



2. Carruagens de Fogo (Hugh Hudson, 1981)

Carruagens de Fogo (Hugh Hudson, 1981) | Em cena: Harold Abrahams (Ben Cross) e Eric Liddell (Ian Chraleson)

O maior clássico da lista, mas o que torna uma das maiores zebras do Oscar – foi uma das maiores surpresas da história da premiação, quando o anúncio de melhor filme foi feito – é também a referência quando falamos em filmes que se passam ou falam sobre as Olimpíadas.


O filme conta a história de dois atletas com propósitos similares e diferentes ao mesmo tempo, um corria em nome de Deus e da sua religião e o outro para quebrar as barreiras do preconceito, lado a lado eles buscam uma vaga para competir em Paris-1924.


É um ótimo filme, mas o que o torna clássico mesmo é a trilha sonora de Vangelis, que foi eternizada logo na cena de abertura do filme.


Onde assistir: Disney Plus


1. Munique (Steven Spielberg, 2005)

Munique (Steven Spielberg, 2005) | Em cena: Avner (Erick Bana) e Ephraim (Geoffrey Rush)

O último grande filme do gigante Steven Spielberg, diretor de clássicos como A Lista de Schindler, O Resgate do Soldado Ryan, Tubarão e Indiana Jones, fez de Munique um de seus filmes mais pessoais.


O filme conta a história do ataque terrorista que ocorreu nas Olimpíadas de Munique-1972, realizado por um grupo extremista palestino e foi denominado como setembro Negro – algum tempo depois o serviço secreto Israelense quer “vingança” e contrata uma equipe para matar os suspeitos.


Spielberg dirige esse filme com maestria, a trilha do John Willians ajuda e o filme marca a primeira e única cena de sexo em toda a carreira do diretor.

Onde assistir: Claro Now

publicidade

bottom of page