top of page
whatsapp-logo-icone.png

publicidade

LISTA: 5 filmes para o Dia Da Consciência Negra

O cinema, nos últimos anos, mais do que nunca, celebrou a consciência e a cultura negra.

A Cor Púrpura (Steven Spielberg, 1985) | Em cena: Whoopi Goldberg

O Dia de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado neste sábado (20) deveria ser celebrado todos os dias, única forma de nossa sociedade superar de uma vez por todas o racismo estrutural, nos fazer conhecer mais sobre a rica, multifacetada e importante cultura negra.


A data foi escolhida por coincidir com a morte do Zumbi dos Palmares (1655-1695), líder do maior quilombo do Brasil, formado durante o período da escravidão no Brasil colônia. O racismo e a consciência negra são assuntos que o cinema abordou muito na década passada e continua abordando, são inúmeros filmes que tocam na ferida e fazem o possível e o impossível para que o racismo seja de uma vez por todas, extinto. Separamos então, uma lista com filmes que seguem por esse caminho, tentei variar nos gêneros, para que você leitor consiga navegar pela luta em diferentes atmosferas.

5. Judas e o Messias Negro (Shaka King, 2020)

Judas e o Messias Negro (Shaka King, 2020)

O filme de 2020 que abordou com propriedade esse tema foi a obra de Shaka King, indicada ao Oscar de melhor filme. O enredo gira em torno de Fred Hampton (Daniel Kaluuya), que venceu o Oscar de melhor ator coadjuvante por esse filme), presidente do Partido dos Panteras Negras de Illinois e sua fatídica traição pelo informante do FBI Bill O'Neal (Lakeith Stanfield).