top of page
whatsapp-logo-icone.png

publicidade

Saiba tudo o que rolou na cerimônia do Oscar de 2021


Judas e o Messias Negro conquistou duas estatuetas, por Melhor Canção Original com Fight for You e melhor ator coadjuvante com Daniel Kaluuya

O Oscar é uma premiação como qualquer outra, é a escolha de um grupo de pessoas que escolhe “o melhor” em determinados seguimentos, ano após ano. Os mais de 10 mil votantes, escolhem os que consideram os melhores da indústria cinematográfica.


Em 2021 a Academia completa seus 92 anos de existência, foram 92 cerimônias, 92 filmes escolhidos como melhor de cada ano e de lá para cá, muitas, muitas controvérsias, muitos filmes aclamados, outros ótimos e alguns fracos. Mas existe um fato que não pode ser alterado, os escolhidos nunca são unanimidade, isso não existe, o seu favorito de cada ano, pode não ser o meu, ou dos críticos. Claro que existem prêmios que são incontestáveis como O Poderoso Chefão (1972), ou, Parasita (2019), mas isso é algo raro, eu por exemplo, não acho que A Forma da Água (2017) tenha merecido o prêmio, por outro lado, Birdman (2013) era definitivamente o melhor dos concorrentes, mas para outras tantas pessoas, Boyhood (2013) era o melhor. Como eu disse, é tudo uma questão de gosto, de concordar ou discordar, mas no fim, apenas aceitar.


O Oscar se tornou uma tradição para mim, ano após ano, desde 2006, eu me sento em frente a televisão e assisto cerimônia do início ao fim, com meus palpites e minha torcida, foi o Oscar que me moldou como cinéfilo e agora crítico.


Quando eu passava horas e mais horas nas extintas videolocadoras, algumas capas de filmes vinham com aquele letreiro dourado que dizia: “10 indicações ao Oscar”, esses filmes me chamavam mais atenção do que os outros, acabei me interessando pelo que era Academia como instituição e o que significavam o prêmio, para a indústria e para as pessoas, 15 anos depois, já sei a história dos Oscar de trás para frente, mas agora vamos focar nos prêmios e nos melhores momentos do Oscar 2021.