top of page
whatsapp-logo-icone.png

publicidade

Monogamia: Condição ou consequência?

Morte do Mc Kevin reacende discussão sobre fidelidade: Regra ou escolha?

Como se a pena de morte estivesse prevista em nossa constituição (não está) e como se “traição” fosse crime (não é), pessoas vibraram e zombaram da morte do funkeiro MC Kevin, que supostamente traía a esposa, Deolane Bezerra, minutos antes de cair da sacada de um hotel.


Discursos acalorados pelo momento tomaram as redes sociais e deram lição de moral aos que traem. A viúva, emocionada em no velório do MC, chegou a dizer que “homem casado não anda com homem solteiro”, quase que responsabilizando essa mistura de estados civis pela morte do cantor. Esse editorial se propõe a refletir sobre toda essa situação.


 

OBSERVAÇÃO:

Parte desse texto já estava pronto antes da morte precoce do cantor e se tratava de uma reflexão sobre a cultura monogâmica e seus impactos sobre a liberdade e a violência contra a mulher. Segue:

 
“Meninas A mamãe e eu estamos nos divorciando. Não chorem... Eu Sei que estão chateadas Eu Sei que estão confusas Eu não sei o que a mamãe disse, mas deixa eu explicar isso do meu lado, de uma forma que vocês entendam: Vocês têm essa boneca, não é?! Vocês têm essa boneca Você tem a sua boneca, você gosta da sua sua boneca, você ama a sua boneca Mas e se eu dissesse para você que essa é a única boneca que você vai poder brincar para o resto da vida? Como se sentiria? Se sentiria triste, é claro! Porque tem um monte de bonecas nas suas prateleiras. E se para brincar com as outras bonecas, você não pode mais ter essa boneca aí. Mesmo que essa boneca não queira mais brincar com você, vocês duas estão vivendo uma mentira. Tem outras bonecas que vocês gostariam. Estão fazendo novas bonecas todo ano Quer uma boneca aeromoça? Que tal uma boneca garçonete, ligeiramente acima do peso? Que tal uma boneca que, por acaso, é a melhor amiga da sua boneca preferida? Podia acontecer não é? Que tal a boneca que você só brinca um dia e nunca mais vai vê-la de novo? Que tal a boneca que um amigo seu está brincando e ele quer que você dê uma “brincadinha” com outra boneca. Você nem quer brincar com aquela boneca, mas você brinca, porque seu amigo está brincando com aquela boneca e você não quer ficar para lá e deixar a outra boneca sozinha. Então é por isso que eu e mamãe estamos nos divorciando, a monogamia não é realista.”