A CARA DO CINEMA BRASILEIRO: 03 - O Caminho das Estrelas
Os sumiรงos, percalรงos, falta de incentivo e o retiro dos artistas.

A CARA DO CINEMA BRASILEIRO รฉ uma sรฉrie especial de publicaรงรตes do Portal Dossiรช etc, escrita por Cleber Eldridge, sobre os atores que fazem o cinema nacional sobreviver, crescer e nos maravilhar com suas obras a cada dia.
Dos medalhรตes, que foram do cinema para a TV, atรฉ as revelaรงรตes nรฃo tรฃo conhecidas do grande pรบblico, os rostinhos do cinema brasileiro desfilarรฃo pela sรฉrie de publicaรงรตes A CARA DO CINEMA BRASILEIRO. Aproveite e se aventure pelo cinema nacional. Uma viagem inesquecรญvel. Boa leitura!
POR ONDE ANDAM?
O que faz um artista parar de trabalhar? O que faz com que ele(a) se isole do mundo? O fato รฉ que, para essa pergunta as respostas sempre serรฃo meio parecidas: a falta de oportunidade, roteiros pouco arrojados, condiรงรตes escassas ou por razรตes particulares โ cada um tem o seu motivo para deixar as telonas, sรณ quem perde com isso, somos nรณs meros espectadores.
O exemplo mais famoso disso รฉ Ana Paula Arรณsio que, do dia para a noite, simplesmente desapareceu das telonas e telinhas e continua assim atรฉ agora, ainda que tenha dado o ar da graรงa para um comercial do Santander e um trabalho aqui ou ali, em Como Esquecer (Malu de Martino, 2010) teve uma grande atuaรงรฃo e parecia que seria a nova estrela do cinema โ jรก que na TV jรก era uma protagonista consolidada โ, mas de lรก para cรก fez apenas Anita & Garibaldi (Alberto Rondalli, 2013), A Floresta Que Se Move (Vinicius Coimbra, 2015) e Primavera (Carlos Porto de Andrade Jr. 2018).
Denise Fraga รฉ outra que passa maior parte do tempo escondida, reservada e distante da TV, รฉ ativa no setor cinematogrรกfico, mas parece que escolhe a dedo seus personagens, apesar de desde o elogiado De Onde Te Vejo (Luiz Villaรงa, 2016) ela nรฃo ter pego nenhuma outra protagonista, se mostrou gigante e muito generosa em papรฉis coadjuvantes em filmes como a Fala Comigo (Felipe Sholl, 2017) e Mรบsicas Para Morrer De Amor (Rafael Gomes, 2019), em breve deve nos presentear com um nova grande atuaรงรฃo.


Se hรก um grande nome que quase nunca vemos รฉ o de Marcรฉlia Cartaxo, que ficou conhecida por seu papel em A Hora da Estrela (Suzana Amaral, 1985). A atriz nรฃo costuma trabalhar na televisรฃo e como os grandes personagens no cinema estรฃo cada vez mais raros, seu nome nรฃo รฉ muito conhecido do grande pรบblico. ela รฉ figurinha carimbada e necessรกria no cinema, mas maioria dos filmes nacionais nรฃo possuem grande repercussรฃo, mas recentemente, em um de seus mais marcantes trabalhos, Pacarrete (Allan Deberton, 2019), foi uma retomada de sucesso que lhe garantiu o prรชmio de melhor atriz no festival de Gramado e no festival SESC Melhores Filmes pela interpretaรงรฃo da protagonista de mesmo nome, Pacarrete.
Outro grande nome do cinema nacional, Joรฃo Miguel รฉ um dos melhores atores do cinema nacional, eu nem sei se o encaixaria aqui entre os โsumidosโ โ mas o ator, que tambรฉm nรฃo tem o costume de fazer televisรฃo, nos deixa com a pergunta: quando serรก que ele vai fazer outro filme de novo? O personagem Raimundo Nonato (Estรดmago, 2007), um cozinheiro talentoso que acaba precisando de seus dotes culinรกrios para sobreviver na prisรฃo, continua como seu melhor trabalho, mas sendo um dos nossos melhores, lรณgico que ele teria outros grandes personagens e sรณ para mencionar alguns: tem o Ranulpho de Cinema, Aspirinas e Urubus (Marcelo Gomes, 2005) e Clรกudio em Xingu (Cao Hamburger, 2011). ร sรณ esperar que outras grandes atuaรงรตes estรฃo por vir...

O ABANDONO NO SETOR AUDIOVISUAL
Jรก parou para se perguntar por que muitos dos nossos atores e atrizes tentam deixar o Brasil para tentarem a sorte, na maioria das vezes, nos Estados Unidos? Rodrigo Santoro e Alice Braga sรฃo exemplos de que deram certo lรก fora, quer dizer โderam certoโ โ Braga mesmo sรณ aparece em papรฉis minรบsculos, Santoro estรก comprometido com a sรฉrie Westworld (HBO) mas tambรฉm em um personagem pequeno โ ainda assim, para esses que conseguem entrar no circuito, รฉ uma situaรงรฃo muito melhor que a do Brasil, financeiramente. Estruturalmente nem se fala.

O ano de 2020 foi uma catรกstrofe em proporรงรตes รฉpicas no nosso paรญs, o Coronavรญrus escancarou uma sรฉrie de problemas e a falta de incentivo em vรกrios setores รฉ o maior deles. Essa falta de incentivo vai desde a saรบde, atรฉ a criaรงรฃo de empregos e claro, afeta o setor audiovisual e toda a รกrea da cultura, aliรกs, afeta muito, ainda em 2020 o corte foi de 43% no Fundo Setorial do Audiovisual que รฉ vinculado a ANCINE a principal incentivadora e patrocinadora do nosso cinema.
As reaรงรตes do setor audiovisual ao senhor Jair Bolsonaro nรฃo foram ร toa, o orรงamento do nosso amado cinema em 2020 foi de R$ 415 milhรตes, contra os R$ 723 milhรตes de 2019, antes do senhor presidente sancionar uma lei que corta parte do fundo cultural, o que resulta no sucateamento do setor e em desastres como o incรชndio em um dos depรณsitos da cinemateca. Eles apenas se esquecem que esse รฉ um setor que gera empregos de qualidade, que dรก lucro, que motiva as pessoas e mais uma sรฉrie de outros benefรญcios como o fortalecimento da imagem internacional do paรญs.

Atรฉ entendo que estรกvamos no meio de uma pandemia, mas sabรญamos que esse corte seria permanente, ou seja, com esse corte, muitos projetos serรฃo engavetados, outros serรฃo produzidos aos trancos e barrancos; inevitavelmente perderemos talentos do setor, que poderรฃo ir atrรกs das produรงรตes internacionais, ou, pior, podem abandonar a carreira no setor. Essa falta de incentivo faz com que muitos artistas percam seu chรฃo, seu pรฃo, percam sua vontade e acabem deixando a carreira de lado para buscar algo mais โseguroโ.

Mais perigosas do que o corte de incentivos, tรชm sido as reiteradas denรบncias de que o Ministรฉrio da Cultura, supostamente, tem aplicado critรฉrios ideolรณgicos para facilitar ou dificultar a liberaรงรฃo de fundos e editais. Ao cinema cabe resistir e se reconstituir quando esse pesadelo passar.
COMO DESCANSAM AS ESTRELAS:
Em um paรญs que nutre verdadeiro descaso pela cultura, faltam palcos para que nossos artistas trabalhem e tirem seu sustento. O โshow businessโ รฉ muito atraente e sedutor, toda estrela que aparece na televisรฃo e no cinema brilha um pouco mais, mas nem sรณ de brilho se vive. Com poucas leis de incentivo, pouca seguranรงa profissional e baixรญssimo investimento privado, o setor que sofre para conseguir patrocinadores, mesmo amparados pelas leis de incentivo que dispomos.
Em um cenรกrio como esse, a conta nรฃo fecha e, รฉ รณbvio que, na aposentadoria muitos daqueles artistas que tanto nos emocionaram nas telinhas e telonas, precisam de apoio, de assistรชncia, ร s vezes, atรฉ para o bรกsico como se alimentar e morar.
O Retiro ou Casa dos Artistas รฉ uma Instituiรงรฃo brasileira sem fins lucrativos, que apoia artistas em situaรงรตes de vulnerabilidade social, na maioria dos casos eles sรฃo idosos e nรฃo tรชm quem cuide deles, ou foram abandonados pela prรณpria famรญlia โ uma tristeza.
A instituiรงรฃo se mantรฉm atravรฉs de doaรงรตes financeiras, alimentรญcias e de itens diversos como eletrodomรฉsticos e afins โ o Retiro fica localizado na zona oeste do Rio de Janeiro โ atualmente a casa abriga pouco mais de 20 artistas e estรก com sua capacidade limite.
A atriz Solange Couto, por exemplo, virou notรญcia em 2020 ao declarar que estava vivendo no retiro dos artistas, na ocasiรฃo sua estadia temporรกria aconteceu na companhia de sua mรฃe que era residente do local, devido aos cuidados de que ela dependia. Responsรกvel pelo sucesso vivido por Dona Jura em O Clone, de Glรณria Perez, quem nรฃo se lembra do seu bordรฃo โnรฃo รฉ brinquedo nรฃoโ? Ela viveu apenas um pequeno perรญodo no retiro e, ainda bem, nรฃo por necessidade, jรก que รฉ uma atriz ativa, porรฉm, se precisasse, lรก teria amparo.
O ator Fernando Wellington tambรฉm รฉ um dos residentes, ficou muito conhecido por seu personagem na antiga versรฃo de A Escolinha do Professor Raimundo na pele de Antรดnio Zorra. O retiro ainda recebe Paulo Cesar Pereiro, ator do cinema que trabalhou muito nos tempos do cinema โboca do lixoโ, cinema marginal e cinema novo; tal qual o inesquecรญvel Lobisomem de Roque Santeiro, vivido por Rui Resende, outro morador do local.

A instituiรงรฃo, como deve ser qualquer outra, aceita qualquer tipo de doaรงรฃo, entรฃo caso vocรช queira doar dinheiro, alimentos, eletrodomรฉstico ou fazer uma visita ao Retiro, faรงa. Esses artistas merecem carinho e respeito, afinal de contas, outrora foram eles que nos entretiveram e que alguma forma estรฃo presentes em nossas lembranรงas, nossos comportamento e atรฉ na forma como nossos pais interagiram conosco.
Finalmente, o mais importante: LUTE pela, valorize sempre e consuma a cultura. Faรงamos da cultura um hรกbito comum. Isso, com certeza, farรก com que mais oportunidade e dignidade recaia sobre esses trabalhadores da emoรงรฃo.