top of page
whatsapp-logo-icone.png

publicidade

LISTA: 5 Filmes sobre processo criativo de autores

Veja os filmes que desnudam o processo criativo literário

Meia-Noite em Paris (Woody Allen, 2011) | Em cena: Gil Pender (Owen Wilson) e Adriana (Marion Cotillard)

O processo criativo pode ser muito difícil, enquanto para alguns a inspiração chega com certa facilidade, para outros custa muito e ainda, para um terceiro grupo de pessoas, o processo criativo pode ser uma verdadeira loucura.


Imagina como é difícil criar uma história, personagens, diálogos, ou uma obra de arte, uma pintura, música, escultura.


Imagine a rotina de um diretor de cinema que precisa coordenar toda um equipe, direção de arte, fotografia, edição, trilha sonora, atores.


O cinema sempre mostrou esse processo como nenhuma outra arte, algumas obras como A Rede Social (David Fincher, 2010), que mostra o processo de Mark Zuckerberg na criação da maior rede social da história ou Steve Jobs (Danny Boyle, 2015) mostra toda a visão criativa do biografado a frente de seu império, a Apple. Foram verdadeiros sucessos e acabaram bem premiados.


Os filmes mostram o processo criativo dos artistas em todas suas etapas, desde a faísca inicial, que é a ideia, até o desenvolvimento e os resultados. Como mencionei na lista da semana passada, eu ainda estou na crista da onda literária, o meu curso de escrita criativa me rendeu muitas ideias e estou até pensando em começar a escrever algo mais longevo, por isso a lista de hoje é sobre o processo criativo dos autores literários, mais uma lista muito linda, espero que goste e que se inspire para escrever, escrever e escrever.


5. O Escritor Fantasma

(Roman Polanski, 2010)