Cristiano Ronaldo. Um aeroporto para chamar de seu
Ilha da Madeira recebe seus visitantes no aeroporto que leva o nome de um dos maiores jogadores de futebol da atualidade.
Visitar a Ilha da Madeira sempre fez parte do sonho de muitas pessoas, em especial os Ingleses e tantos outros turistas do norte europeu. Sua localização nas proximidades das Ilhas Canárias e do Marrocos lhe confere um clima ameno, uma exuberância de paisagens onde flores enfeitam cada canto da ilha. Picos, serras, praias e floresta, como a Laurissilva, acrescentam à ilha um encantamento que se reflete no comportamento de sua gente, sempre amável e disposta a oferecer a seus visitantes o que de melhor a ilha tem para oferecer.
No ano de 1985 nascia em Funchal, capital da ilha, aquele que viria a ser um dos jogadores de futebol com maior destaque pelo mundo, em especial nos clubes europeus. Sua habilidade com a bola foi logo observada quando iniciava sua carreira no time de futebol local, o Andorinha. Um talento precoce que rapidamente foi reconhecido e, de forma meteórica, Cristiano Ronaldo no alto de seus 18 anos assina contrato com o clube inglês Manchester United. Uma carreira tão brilhante que em pouco tempo levou-o a ser considerado o melhor jogador de futebol do mundo pela FIFA e pela France Football em 2008, prêmio que já levou outras 4 vezes, um talento que faz torcedores e admiradores do futebol assistirem seus jogos em todos os cantos do mundo.
Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro passou a chamar atenção no meio futebolístico como um dos jogadores mais completos do mundo e, embora não fosse ator ou presidente dos EUA, passou a ser tão conhecido quanto Ronald Reagan, ator preferido de seu pai e que lhe deu essa homenagem na ocasião de seu batismo.
Considerada um jardim, a Ilha pérola do Atlântico tinha agora um motivo a mais para que seu nome fosse reconhecido internacionalmente, não só por sua exuberância e clima. É também a terra natal de CR7, um Madeirense cuja habilidade com a bola marcou sua presença nos gramados dos clubes, alcançando patamares incríveis e ajudando a divulgar ainda mais esse paraíso.
Essa mesma ilha, considerada um dos melhores destinos turísticos do planeta, teve durante muito tempo uma dificuldade acentuada para receber seus visitantes. O aeroporto de Funchal está localizado numa parte da ilha que recebe com muita frequência ventos descendentes e ascendentes e, não raro, com rajadas de ventos laterais. Existem ocasiões em que após algumas tentativas de pouso os aviões são obrigados a alternar para outra cidade, como Las Palmas ou Lisboa, conseguindo pousar mais tarde na ilha, quando as condições climáticas voltam a ser favoráveis e seguras.
Inaugurado em 1964, o aeroporto tinha originalmente uma pista com 1.600m de extensão, o que exigia muita habilidade por parte dos pilotos, com treinamentos específicos e total atenção às exigentes normas de segurança.
Em 1977, um voo da empresa aérea portuguesa TAP fazia o percurso de Bruxelas a Funchal, com escala em Lisboa. Na ocasião era utilizado um Boeing 727/200 e que enfrentou dificuldades para pouso decorrentes de condições climáticas desfavoráveis. A chuva naquela noite levou os pilotos a duas tentativas de pouso, e com a confirmação de que o tempo havia melhorado, uma nova e última tentativa resultou num gravíssimo acidente na pista, ceifando a maior parte das vidas a bordo.
Em 1986 a pista do aeroporto havia recebido mais 200m de extensão, mas já estava em curso um projeto de ampliação que ficou concluído em setembro do ano de 2000. A belíssima obra trouxe ao aeroporto uma pista com 2.781m, graças a lajes colocadas sobre o mar e com a sustentação de 180 pilares. Uma obra prima que recebeu o prêmio Nobel de engenharia, possibilitando pousos e decolagens de aeronaves de grande porte, como Boeing 747, entre outros.
Uma ilha de porte recebe então um aeroporto digno para oferecer o máximo de segurança não só para seus habitantes, mas também a todos aqueles que continuam buscando esse destino turístico vindos de várias partes do mundo, para receber o carinho de seu povo, a excelência em gastronomia, a competência turística e hoteleira, a grandeza de suas levadas, sempre com a linda cor do atlântico que a rodeia.
A terra de Cristiano Ronaldo resolve então fazer uma homenagem a seu filho ilustre. O futebol, tão bem representado por esse jogador que faz história, ficou também marcado, embora de forma diferente, pelo acidente ali ocorrido. Entre os passageiros estavam profissionais do Nacional e Barreirense, com sua equipe de arbitragem. O luto também atingiu o futebol da ilha naquele acidente de 1977. Coincidência ou não, hoje leva o nome de seu maior jogador.
Assim, mesmo com a discórdia de alguns moradores, o aeroporto internacional da ilha da Madeira passou a se chamar Aeroporto Cristiano Ronaldo, desde o dia 29 de março de 2017.
Uma ilha, um jogador de futebol e um aeroporto. Belíssima terra, excelente jogador, espetacular aeroporto. Uma terra de muitas histórias. Bordadas, construídas, reconhecidas e homenageadas.
Sem dúvida, características que conferem a Portugal mais um importante gol na história e, como se diz no Brasil, um verdadeiro gol de placa.
Bônus: Confira alguns dos poucos mais desafiadores já ocorridos no aeroporto que homenageia o "Robozão":
Belo texto, Beto: bem escrito, informativo e leve. Muito interessante saber sobre a justa homenagem que a Ilha da Madeira fez a um de seus mais ilustres cidadãos. Abraço, Anderson Borges Costa