whatsapp-logo-icone.png

publicidade

Cristiano Ronaldo. Um aeroporto para chamar de seu

Ilha da Madeira recebe seus visitantes no aeroporto que leva o nome de um dos maiores jogadores de futebol da atualidade.

Vista do prolongamento da pista do aeroporto internacional da Ilha da madeira.

Visitar a Ilha da Madeira sempre fez parte do sonho de muitas pessoas, em especial os Ingleses e tantos outros turistas do norte europeu. Sua localização nas proximidades das Ilhas Canárias e do Marrocos lhe confere um clima ameno, uma exuberância de paisagens onde flores enfeitam cada canto da ilha. Picos, serras, praias e floresta, como a Laurissilva, acrescentam à ilha um encantamento que se reflete no comportamento de sua gente, sempre amável e disposta a oferecer a seus visitantes o que de melhor a ilha tem para oferecer.

Cristiano Ronaldo (CR7) começa a despontar no futebol profissional defendendo a camisa do Sporting depois de ter passado pelas categorias de base subs 16, 17, 18, time B até finalmente brilhar no time principal antes de ser vendido para o Manchester United

No ano de 1985 nascia em Funchal, capital da ilha, aquele que viria a ser um dos jogadores de futebol com maior destaque pelo mundo, em especial nos clubes europeus. Sua habilidade com a bola foi logo observada quando iniciava sua carreira no time de futebol local, o Andorinha. Um talento precoce que rapidamente foi reconhecido e, de forma meteórica, Cristiano Ronaldo no alto de seus 18 anos assina contrato com o clube inglês Manchester United. Uma carreira tão brilhante que em pouco tempo levou-o a ser considerado o melhor jogador de futebol do mundo pela FIFA e pela France Football em 2008, prêmio que já levou outras 4 vezes, um talento que faz torcedores e admiradores do futebol assistirem seus jogos em todos os cantos do mundo.


Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro passou a chamar atenção no meio futebolístico como um dos jogadores mais completos do mundo e, embora não fosse ator ou presidente dos EUA, passou a ser tão conhecido quanto Ronald Reagan, ator preferido de seu pai e que lhe deu essa homenagem na ocasião de seu batismo.


Considerada um jardim, a Ilha pérola do Atlântico tinha agora um motivo a mais para que seu nome fosse reconhecido internacionalmente, não só por sua exuberância e clima. É também a terra natal de CR7, um Madeirense cuja habilidade com a bola marcou sua presença nos gramados dos clubes, alcançando patamares incríveis e ajudando a divulgar ainda mais esse paraíso.

Vista da Ilha da Madeira, um dos destinos mais cobiçados de Portugal

Essa mesma ilha, considerada um dos melhores destinos turísticos do planeta, teve durante muito tempo uma dificuldade acentuada para receber seus visitantes. O aeroporto de Funchal está localizado numa parte da ilha que recebe com muita frequência ventos descendentes e ascendentes e, não raro, com rajadas de ventos laterais. Existem ocasiões em que após algumas tentativas de pouso os aviões são obrigados a alternar para outra cidade, como Las Palmas ou Lisboa, conseguindo pousar mais tarde na ilha, quando as condições climáticas voltam a ser favoráveis e seguras.


Inaugurado em 1964, o aeroporto tinha originalmente uma pista com 1.600m de extensão, o que exigia muita habilidade por parte dos pilotos, com treinamentos específicos e total atenção às exigentes normas de segurança.

Resultado do trágico acidente com o avião da TAP em 1977.

Em 1977, um voo da empresa aérea portuguesa TAP fazia o percurso de Bruxelas a Funchal, com escala em Lisboa. Na ocasião era utilizado um Boeing 727/200 e que enfrentou dificuldades para pouso decorrentes de condições climáticas desfavoráveis. A chuva naquela noite levou os pilotos a duas tentativas de pouso, e com a confirmação de que o tempo havia melhorado, uma nova e última tentativa resultou num gravíssimo acidente na pista, ceifando a maior parte das vidas a bordo.


Em 1986 a pista do aeroporto havia recebido mais 200m de extensão, mas já estava em curso um projeto de ampliação que ficou concluído em setembro do ano de 2000. A belíssima obra trouxe ao aeroporto uma pista com 2.781m, graças a lajes colocadas sobre o mar e com a sustentação de 180 pilares. Uma obra prima que recebeu o prêmio Nobel de engenharia, possibilitando pousos e decolagens de aeronaves de grande porte, como Boeing 747, entre outros.

Resultado da obra de ampliação da pista no aeroporto de Madeira, em Portugal, hoje rebatizado de aeroporto Cristiano Ronaldo.

Uma ilha de porte recebe então um aeroporto digno para oferecer o máximo de segurança não só para seus habitantes, mas também a todos aqueles que continuam buscando esse destino turístico vindos de várias partes do mundo, para receber o carinho de seu povo, a excelência em gastronomia, a competência turística e hoteleira, a grandeza de suas levadas, sempre com a linda cor do atlântico que a rodeia.


A terra de Cristiano Ronaldo resolve então fazer uma homenagem a seu filho ilustre. O futebol, tão bem representado por esse jogador que faz história, ficou também marcado, embora de forma diferente, pelo acidente ali ocorrido. Entre os passageiros estavam profissionais do Nacional e Barreirense, com sua equipe de arbitragem. O luto também atingiu o futebol da ilha naquele acidente de 1977. Coincidência ou não, hoje leva o nome de seu maior jogador.


Assim, mesmo com a discórdia de alguns moradores, o aeroporto internacional da ilha da Madeira passou a se chamar Aeroporto Cristiano Ronaldo, desde o dia 29 de março de 2017.

Na cerimônia de alteração do nome do aeroporto, a polêmica ficou por conta do busto feito para homenagear o jogador português. Ao que tudo indica a imagem não agradou ao craque, nem aos seus fãs. Tempos depois o busto foi substituído por um busto "menos sorridente".

Uma ilha, um jogador de futebol e um aeroporto. Belíssima terra, excelente jogador, espetacular aeroporto. Uma terra de muitas histórias. Bordadas, construídas, reconhecidas e homenageadas.

Sem dúvida, características que conferem a Portugal mais um importante gol na história e, como se diz no Brasil, um verdadeiro gol de placa.


Bônus: Confira alguns dos poucos mais desafiadores já ocorridos no aeroporto que homenageia o "Robozão":